Neste blogue fazemos uma descrição fotográfica de elementos da Fauna da Serra da Boa Viagem, do Cabo Mondego, das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas e da Foz do Rio Mondego. Também queremos documentar quais as espécies que se encontram acidentalmente mortas devido a actividades ou intervenção humana. Visitem uma das regiões mais importantes da Biodiversidade e Geologia de Portugal!

Associação "Trilhos d'Esplendor" - contactos: +351967460855
trilhos.esplendor@gmail.com

Pesquisar neste blogue

Listas de espécies e Chaves de Identificação

Fauna da Serra da Boa Viagem - "Folha de Cálculo" - > 5000 Taxa, Fotografias e Chaves

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Morus bassanus

Morus bassanus

Descrição:

O ganso-patola  ( Morus bassanus , anteriormente Sula bassana ) é uma grande ave marinha da família Sulidae  dos pelecaniformes . São palmípedes e possuem seus quatro dedos unidos por uma membrana interdigital.

As aves jovens são de coloração marrom escura em seu primeiro ano, e gradualmente começam a tornar-se mais claros nas estações subseqüentes, até atingirem a maturidade em cinco anos.

Os adultos medem 87-100 cm de comprimento e 165-180 cm de envergadura. Sua plumagem é branca com asas de pontas negras. O bico é azul claro. Os olhos são azuis claros, circundados por pele negra nua. Na época de reprodução, a cabeça e o pescoço ficam matizados de um tom delicado de amarelo.

Sua área de nidificação é o Atlântico  Norte. Normalmente, eles nidificam em grandes colônias, em penhascos sobre o oceano ou em ilhotas rochosas. A maior colônia desta ave, com mais de 60.000 animais, foi descoberta na ilha Bonaventure, em Quebec , mas 68% da população mundial se reproduz ao redor das costas da Grã-Bretanha , com a maior colônia em Boreray, St. Kilda.

Casais de gansos podem permanecer juntos por muitas estações. Eles realizam rituais de saudação elaborados nos ninhos, esticando bicos e pescoços para o céu e batendo gentilmente os bicos em conjunto.

Elas são aves migratórias  e no outono  viajam para o sul do Atlântico, época em que podem ser vistas em Portugal .

Estas aves  realizam mergulhos espetaculares em alta velocidade no oceano, de até 40 metros de profundidade. Eles comem principalmente pequenos peixes que se agrupam em cardumes perto da superfície. Embora sejam voadores poderosos e ágeis, são desajeitados em decolagens e aterrisagens.

Embora as populações do ganso-patola por ora sejam estáveis, seu número foi grandemente reduzido devido a perda de seu habitat , remoção de ovos, matança de adultos e poluição.

Subespécies

A espécie é monotípica (não são reconhecidas subespécies)

Locais de registo na Praia de Quiaios e na Serra da Boaviagem:  Ave do Mar que visita Portugal no Outono.

Identificação:

Extrato de " Aves de Portugal "

O Género Morus na "Fauna Iberica"

Mapas de Distribuição:

Alguma fotografias da Praia de Quiaios:

Exemplar de Morus bassanus  encontrado morto na praia de Quiaiaos.

Links e Bibliografia:

Morus bassanus

Esta é a maior ave marinha que ocorre habitualmente em águas portuguesas. Os seus mergulhos espantosos, efectuados de grande altura, entrando na água como ...

www. avesdeportugal . info / morbas . html  - Em cache  - Semelhante

Ganso-patola - Wikipédia, a enciclopédia livre

O ganso-patola ( Morus bassanus , anteriormente Sula bassana) é uma grande ave marinha da ...  O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Morus bassanus   ...

pt.wikipedia.org/wiki/Ganso-patola - Em cache  - Semelhante

Sulidae  - Wikipedia, the free encyclopedia

The bird family Sulidae  comprises the gannets and boobies. Collectively called sulidas, they are medium-large coastal seabirds that plunge-dive for fish and ...

Description  - Distribution and ecology  - Systematics and evolution

en.wikipedia.org/wiki/ Sulidae  - Em cache  - Semelhante

Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de animal

Seguidores