Neste blogue fazemos uma descrição fotográfica de elementos da Fauna da Serra da Boa Viagem, do Cabo Mondego, das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas e da Foz do Rio Mondego. Também queremos documentar quais as espécies que se encontram acidentalmente mortas devido a actividades ou intervenção humana. Visitem uma das regiões mais importantes da Biodiversidade e Geologia de Portugal!

Associação "Trilhos d'Esplendor" - contactos: +351967460855
trilhos.esplendor@gmail.com

Pesquisar neste blogue

Listas de espécies e Chaves de Identificação

Fauna da Serra da Boa Viagem - "Folha de Cálculo" - > 5000 Taxa, Fotografias e Chaves

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A "Borboleta do Medronheiro" (Charaxes jasius, (Linnaeus, 1767))

A Borboleta do Medronheiro (Charaxes jasius (Linnaeus,1767)) na Serra da Boa Viagem

Num passeio pela Serra da Boa Viagem no dia 10 de Agosto de 2011 observamos na margem Norte da Serra da Boa Viagem, uma parte da serra onde existe o medronheiro (Arbutus unedo L.), uma borboleta linda que identificamos como Chararaxes jasius (Linnaeus,1767): a "Borboleta do Medronheiro".



Esta borboleta da família das Nymphalidae tem a sua distribuição na região do Mediterrânico. Aparece ainda no Centro e Sul da Europa, no Noroeste da África, no Oeste da Ásia e nas Ilhas Canárias. As larvas alimentam-se exclusivamente das folhas do medronheiro (Arbutus unedo), arbusto (árvore) da família das Ericaceae. As larvas não suportam geadas o que limite a distribuição da borboleta à zonas mais baixas ou mesmo ao nível do mar. É por isso que a borboleta não aparece em altitudes e que não acompanha a distribuição vertical de Arbutus unedo L. para zonas com ocorrência de geadas. Esta borboleta lindíssima ainda não consta da "Lista Life, 1998" para a Serra da Boa Viagem e para as Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, mas P. Pires & M. F. V. Corley (2007) incluem a espécie na lista de lepidópteros "The Lepidoptera of Baixo Mondego (Beira Litoral, Portugal)" para a região do Baixo Mondego, Coimbra.





Frutos do Medronheiro (Arbutus unedo L.)



Folha do Medronheiro (Arbutus unedo L.)

Interessante é também a morfologia da lagarta desta borboleta: a lagarta possui uma cabeça característica em forma de escudo.

Aqui algumas fotografias tiradas da Wikipedia:


Larva (lagarta) de Charaxes jasius (Linnaeus,1767)  com "cabeça" típica em forma de escudo


Imago de Charaxes jasius (Linnaeus,1767)


Imago de Charaxes jasius (Linnaeus,1767)




Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de animal

Seguidores